NOVA ORGANIZAÇÃO

Centro de Controle Interno da Aeronáutica inicia suas atividades

Publicada em: 08/10/2012 16:59
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) iniciou na segunda-feira (8/10) oficialmente suas atividades como nova Organização Militar do Comando da Aeronáutica (COMAER). 

A cerimônia presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto, Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), contou com o descerramento do indicativo da nova unidade e descerramento do retrato do Brigadeiro Intendente Hiran Willians de Almeida na galeria de retratos dos ex-Subsecretários de Auditoria da SEFA.

Com a criação do CENCIAR, a Subsecretaria de Auditoria (SUAUD) deixou de existir, passando sua estrutura pessoal e material a compor a nova organização, também chefiada pelo Brigadeiro Intendente Hiran Willians de Almeida.

Além do Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto, a cerimônia ainda contou com a presença do Major-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo, Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica; Major-Brigadeiro do Ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, Vice-Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica; e Brigadeiro-do-Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Subsecretário de Administração Financeira da Aeronáutica.


Entenda a criação do CENCIAR

Atendendo recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), no dia 5 de outubro, a Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA) deixou de contar com a Subsecretaria de Auditoria (SUAUD) no seu organograma, a qual passou a compor o embrião do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), nova organização de assessoria direta e imediata ao Comandante da Aeronáutica.

Dentre as recomendações do TCU destaca-se que “A unidade de controle deve ser vinculada ao dirigente máximo do órgão como forma de garantir um maior grau de independência para efetuar seus trabalhos”. Desta maneira, o CENCIAR passa a se subordinar diretamente ao Comandante da Aeronáutica, e como unidade setorial do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sujeita-se à supervisão técnica e orientação normativa da Secretaria de Controle interno do Ministério da Defesa.

“Essa mudança representa a possibilidade de melhoria na gestão dos recursos financeiros destinados ao COMAER, já que agora contará com uma postura de caráter preventivo, com controle e antecipação de medidas, além da maior independência e agilidade obtida com a subordinação direta ao Comandante da Aeronáutica”, afirmou o Brigadeiro Intendente Hiran Willians de Almeida.

 

Assunto(s): , ,